filmes
PREMIADOS 2023

Filmes premiados das mostras competitivas de longas e curtas brasileiros e internacionais de ficção, documentário e experimental.

Casa Izabel

Em meio aos anos 70, uma casa de crossdressers tenta de todas as maneiras sobreviver sigilosamente a um Brasil tomado pela ditadura.

Direção: Gil Baroni
Estado do Brasil: Paraná
Duração: 1h 25min
Ano: 2022

A Cozinha

Na tentativa de superar a depressão, Miguel convida Rodrigo para jantar em sua casa, após 15 anos sem contato. No dia do reencontro, Letícia, ex-namorada de Miguel, aparece sem ser convidada. O desconforto se intensifica quando Rodrigo chega acompanhado de Carla, sua noiva. Mas na medida em que o álcool entra em ação, a vergonha diminui e a libido aumenta: é quando Letícia brinca sobre a sexualidade de Miguel, que traz à tona uma antiga memória que redefine drasticamente a noite.

Direção: Johnny Massaro
Estado do Brasil: Rio de Janeiro
Duração: 1h 2min
Ano: 2022

Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor

Este documentário conta as histórias de perseguição e violência com que a ditadura civil-militar brasileira atuou contra a população LGBT e como esse mesmo grupo constituiu suas resistências, transformando-se em sujeitos fundamentais do processo de redemocratização. O golpe de 64 não instaura esse preconceito, mas, nesse período, a população LGBT foi considerada inimiga da família tradicional, da moral e dos bons costumes.

Direção: Luis Carlos de Alencar
Estado do Brasil: Rio de Janeiro
Duração: 1h 44min
Ano: 2022

Surdes

Surdes acompanha seis influenciadores que usam a internet e a arte para inspirar a comunidade surda a criar estratégias e ocupar espaços em um mundo feito para ouvintes.

Direção: Carol Argamim Gouvêa e Thays Prado
Estado do Brasil: São Paulo
Duração: 1h 13min
Ano: 2023

Flores del Otro Patio

No Caribe colombiano, um grupo de ativistas queer pratica uma militância que desafia as normas heteropatriarcais enquanto se engaja em outras causas para lutar coletivamente contra as várias injustiças sociais que assolam a região. Quando a direção da maior mina de carvão do país anuncia uma coletiva de imprensa para promover o desenvolvimento da mineração, o grupo se prepara para realizar uma ação performativa denunciatória... e resolutamente queer.

Direção: Jorge Cadena
Países: Suíça e Colombia
Duração: 16min
Ano: 2022

Se Trans For Mar

No mar, Iara derrama o passado e os pensamentos que insistem em assombrá-la. Quando uma paixão balança sua vida, ela descobre que o amor romântico também pode ser um lugar possível para ela.

Direção: Cibele Appes
Estado do Brasil: São Paulo
Duração: 25min
Ano: 2022

O Fundo dos Nossos Corações

Joana, uma curiosa menina de 7 anos, quer descobrir como veio ao mundo de duas barrigas.

Direção: Letícia Leão
Duração: 20min
Ano: 2021

Naquele Dia Escuro

Fábio é um jovem homem trans e cuidador de idosos. Louise, mulher cis madura, está doente. Ele sofre por um relacionamento terminado abruptamente. Ela está longe da família e encara o fim da própria vida. Juntos caminham por seus lutos e despedidas.

Direção: Daniel Guarda
Estado do Brasil: São Paulo
Duração: 29min
Ano: 2022

Deus Não Deixa

Anos atrás, Miguel deixou de se apresentar como Mika Sapequinha: cortou os cabelos, largou as saias e criou uma nova versão para si. Frequentador da Igreja Evangélica, hoje enfrenta uma turbulenta jornada de autoconhecimento.

Direção: Marçal Vianna
Duração: 20min
Ano: 2022

Procura-se Bixas Pretas

Durante a audição de um teste de elenco, concorrentes realizam um monólogo em que contam as vivências sobre afeto e identidade de duas personagens. Contudo, a cena entregue sobre Darnley e Tigrezza, se entrelaçam com suas próprias vivências criando uma linha tênue entre ficção e realidade.

Direção: Vinicius Eliziário
Estado do Brasil: Bahia
Duração: 25min
Ano: 2022

Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo

Jorge tem 70 anos e é um dos faxineiros mais caprichosos e dedicados do Motel Paradise, com um único detalhe: ele grava escondido os áudios dos frequentadores das suítes. Vender esses áudios para Alberto lhe garante uma renda extra, mas também afeto, ainda que Jorge não se lembre mais como é o som de seu próprio prazer.

Direção: Renato Sircilli
Estado do Brasil: São Paulo
Duração: 24min
Ano: 2023

Os Finais de Domingos

Domingos, um idoso com a saúde frágil, segue sua rotina solitária em uma tarde de domingo, até que recebe a visita de um amor do passado.

Direção: Olavo Junior
Estado do Brasil: Ceará
Duração: 8min
Ano: 2023

A Menina Atrás do Espelho

Trancada em seu próprio quarto, uma menina transgênero encontra atrás do espelho uma nova realidade onde ela é livre para ser quem é ou quiser ser.

Direção: Iuri Moreno
Estado do Brasil: Goiás
Duração: 12min
Ano: 2022

RIO LGBTQIA+ 2024 - 13º Festival Internacional de Cinema 
De 4 a 10 de julho de 2024
CCBB RJ e Instituto Cervantes RJ
Rio de Janeiro - Brasil.
//
2024 RIO LGBTQIA+ 13th Film Festival
July 4th to 10th, 2024
CCBB RJ e Instituto Cervantes RJ
Rio de Janeiro - Brazil.

Edições anteriores do festival // Previous editions of the festival
 2023202220212020 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012 - 2011 

riolgbtqia.com.br ©2024
contato@riolgbtqia.com.br

Web page was made with Mobirise